Cooper-Rubi usa drones no monitoramento e prevenção de incêndios


A Cooper-Rubi utiliza drones como aliada no combate aos incêndios nos canaviais. O equipamento têm o objetivo de complementar o trabalho das brigadas que atuam durante todo o ano e com maior intensidade no período de safra. Isso porque nessa fase, o problema de fogo acidental ou criminoso é mais comum na região Centro-Oeste. Nesse mesmo período de 2018, Goiás já tinha registrado mais de 500 ocorrências de focos de incêndio florestal. E até o final de junho, esse número dobrou, segundo dados do Corpo de Bombeiros, de Goiás.

O superintendente agrícola da usina, Joaquim Malheiros, explica que “o equipamento colabora com a compreensão e agilidade sobre os acontecimentos nas regiões de cultivo da cana. Levantando voos diários, de acordo com as demandas operacionais”, afirma. A preocupação está ligada aos impactos negativos que as plantações sofrem, em virtude de reprogramação de colheita e perda de rendimento no processamento industrial. A queima está associada à perda em teor de açúcar da cana e do comprometimento da fertilidade do solo para as próximas safras.

Importante destacar que são permitidas as queimadas controladas em período de safra, sempre com autorização e licença dos órgãos públicos ambientais. Para a realização da ação é necessário que ela aconteça no período da noite e seguindo várias técnicas.

Por outro lado, os incêndios são aqueles feitos de forma criminosa ou acidental, que geralmente são descontrolados. Já as queimadas são processos feitos mediante rigoroso controle e devidamente autorizados pelos órgãos públicos ambientais e mediante o cumprimento de certos requisitos legais.

Comunidade pode ajudar

A população é também uma importante aliadas nesse trabalho de prevenção. É fundamental não queimar lixo nas proximidades dos canaviais, não jogar pontas de cigarro ou fósforos às margens de rodovias e evitar acender fogueiras em áreas rurais. Outra recomendação é não soltar balões, é crime previsto na Lei 9.605/98. A queda dos mesmos pode provocar incêndios, queimar florestas, causar acidentes aeronáuticos e outras graves ocorrências.

Além disso, qualquer pessoa pode denunciar focos de incêndios ligando na ouvidoria da Cooper-Rubi pelo telefone 0800 591 6105.

#sustentabilidade #responsabilidadesocial