Cooper- Rubi reduz incêndios nas imediações da unidade


Números de casos em 2020 foram quase 40% inferiores ao ano anterior

A Cooper-Rubi, usina sucroenergética situada em Rubiataba, registrou queda nas ocorrências de incêndio no último ano. Em 2019 foram registrados 164 ocorrências, já em 2020 foram apenas 99, uma redução de 39,63%. E neste ano, as ações continuam.

Os meses com o mais registros são os baixa na umidade do ar e com fortes ventos. Para se mensurar em maio de 2018 foram registrados 18 focos, já em 2020 caiu para quatro.

Essa importante notícia se deve a ampliação das medidas preventivas desenvolvidas pelo Departamento de Meio Ambiente da unidade por meio do Programa de Prevenção a Incêndios. O objetivo é reduzir o impacto ambiental.

Nos últimos dois anos a usina investiu nessas ações. A unidade possui brigada de incêndios, na qual os colaboradores são capacitados e treinados constantemente. No campo, outra iniciativa é a manutenção dos aceiros, que sempre estão limpos e com metragem adequada para ajudar a conter a propagação do fogo.

Para ajudar nessa redução, os canaviais contam com vigilância e monitoramento, em torres, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Esses recursos e equipamentos - mirantes, caminhões motobombas, viaturas, caminhões de apoio e veículos emergenciais - são exclusivos para essas atividades e estrategicamente alocados.

Além disso, todas as frentes agrícolas dispõem de caminhões pipa, que acompanham as atividades de colheita mecanizada e os serviços a quente, como solda. A usina ainda conta com colhedoras dotadas de kits de combate a incêndios e as frentes de colheita são dotadas de fumódromos. Sempre nos meses de seca, a Cooper-Rubi desenvolve com os colaboradores ações de conscientização e orientação para combater as chamas.

Ação com a comunidade

Para conscientizar a população sobre a necessidade de prevenção de incêndios clandestinos ou acidentais que trazem sempre muitos prejuízos e destroem os canaviais, afetando gravemente a fauna e flora da região e prejudicando a qualidade do ar para toda a comunidade, foram instaladas nas áreas rurais, em locais com maior incidência do problema, placas de alerta contra o uso do fogo.

O objetivo do Departamento de Meio Ambiente é desenvolver ações de comunicação e educação, para conscientizar e engajar toda a sociedade na prevenção aos incêndios neste ano. Por isso, a usina também realiza campanhas em emissoras de rádio e em suas redes sociais.

Caso veja um foco, denuncie: ⠀

· Corpo de Bombeiros - 193⠀

· Policia Miliar - 190⠀

· Central Agrícola - 62 3325-6019⠀

· Central Ouvidoria - 0800 591 6105